SINOPSE
PORNOTEOBRASIL se passa no Brasil contemporâneo, no cenário de um acidente ou atentado – não é possível afirmar ao certo. É neste espaço de destruição e catástrofe que a peça se dá. Depois de uma situação traumática como essas é comum que o sujeito tenha as suas estruturas abaladas, estruturas estas que constituíam o seu próprio olhar para si mesmo, para o seu passado, para o seu presente, e para o futuro. Depois do trauma, que se apresenta como uma espécie de instalação feita de destroços, três cenas procuram abordar aspectos diversos de um mesmo trauma.
Primeiramente, um texto reflexivo discorre sobre perspectivas religiosas diversas, na tentativa de construir um olhar teológico para o presente do trauma. Em seguida, pessoas procuram lidar com as próprias memórias, sem conseguir ordená-las, ao que, finalmente, brota,
do meio das memórias destroçadas, uma cena de violência e desespero, como se o terror da violência sofrida no passado recente emanasse para o presente em forma de terror em relação ao futuro. Em dramaturgia e encenação fragmentárias e performativas, a peça oferece três perspectivas que se complementam para criar uma espécie de espasmo que localiza o espectador no presente.
Desdobrado a partir do projeto de roteiro nunca realizado de Pasolini, pornoteokolossal, aponta para uma tentativa de cruzar, no olhar para a atualidade, aspectos teológicos, sexuais e políticos.
Projeto apoiado pela Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
TEXTO
Alexandre Dal Farra
DIREÇÃO
Clayton Mariano e Alexandre dal Farra
ATORES
Alexandra Tavares, André Capuano, Gabriela Elias, Lígia Oliveira e Vitor Vieira CENOGRAFIA E FIGURINOS
Simone Mina
MÚSICA
Miguel Caldas
DIREÇÃO TÉCNICA
Raquel Balekian
PRODUÇÃO
Palipalan e Tablado de Arruar
Assistência de Cenografia: Vinícius Cardoso/ Assistência de Figurinos: Angela Sauerbronn / Operação de som: Tomé de Souza/ Programação Visual: Vitor Vieira/ Vídeo: Otávio Dantas/ Fotos de Cena: Jennifer Glass/ Produção Executiva: Maria Fernanda Coelho/ Assistência de Produção Augusto Tartaren/ Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli